UM ALERTA SOBRE A VELHA E A NOVA ERA:

NÃO SIGA CEGAMENTE NADA, CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS QUE ESTÃO PRESENTES EM TODAS AS RELIGIÕES TRADICIONAIS OU MODERNAS.

FUJA DOS FANÁTICOS E DA TENTATIVA DE LAVAGENS CEREBRAIS.

CONHEÇA INTELECTUALMENTE O QUE LHE PARECER INTERESSANTE, MAS NÃO DEIXE QUE INVADA A SUA ALMA E A SUA CAPACIDADE DE REFLEXÃO E ESCOLHA.

BOA SORTE EM SUA JORNADA, COM CERTEZA O DEUS QUE O CRIOU O AMA E DESEJA O MELHOR PARA VOCÊ, DESCUBRA-O E SINTA A SUA FORÇA INTERIOR, ACIONE A SUA FÉ, MAS NÃO SE ILUDA COM AQUELES QUE QUEREM A SUA MENTE A SUA ALMA E O SEU BOLSO!

AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ TEXTOS COM FUNDAMENTAÇÕES IDEOLÓGICAS ANTAGÔNICAS SOBRE O MOVIMENTO NOVA ERA.

O QUE É AFINAL A NOVA ERA?
UM PERIGO?
UM ENGODO?
UMA PROMESSA DE FELICIDADE?

DEIXO O MEU APELO: CIVILIDADE CÓSMICA!

INGRID
UMA PEREGRINA

sábado, 7 de agosto de 2010

LAVAGEM CEREBRAL

A Manipulação Religiosa e Mística

Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei, SERÁ?


Lavagem Cerebral é o termo usado para um conjunto de técnicas relativas a manipulação psicológica modificando o comportamento de uma pessoa. Começou a ser conhecida do público nos E.U.A depois da Guerra da Coréia.

Todos nós temos problemas na vida. Isso é um fato. Ninguém escapa dessa realidade. E a principal forma de manipulação mental é utilizando essas brechas emocionais. Às vezes nem precisa ser pela via de fraquezas emotivas ou uma personalidade vulnerável, mas pela esperança e ansiedade de algo além daquilo que vivenciamos todos os dias. Nós, do meio místico, por mais que nosso ego renegue, somos susceptíveis a certos aspectos relativos a magia: sincronicidades, palavras de efeito, segredos místicos, entidades, ordens ocultas, mestres etc. E isso tudo é um farto material a ser utilizado por charlatões, pois é muito fácil pegar um aspecto da realidade e atribuir a um desses conceitos fazendo uma pessoa pensar de determinada maneira que se queira.

A corrupção de pessoas menos esclarecidas é mais fácil, basta um sofisma bem aplicado. Mas ocorre facilmente também em pessoas cultas, pois a manipulação (ou ataque mágico (1) não acontece pelas vias racionais, mas sim pelo ego, mais especificamente em um de seus aspectos, o kama-rupa.

O kama-rupa, termo emprestado da obra de maga russa Blavatisky, é a parcela da composição humana responsável pelas baixas emoções (o sentimentalismo por exemplo), intimamente ligada ao ego. Também conhecido por Corpo Astral ou Nephesh.(2)

Este ensaio visa mostrar algumas formas de conversão, como acontecem e porque ferem o ponto de vista Thelêmico. Por razões didáticas, os exemplos foram separados em três grupos, mas isso não impede o “intercâmbio” de práticas.

Os grupos são: Igrejas Crististas (3), Ordens Místicas e Thelema de modo geral.



Igrejas Crististas


Elementos mais comuns:

1 – Líderes carismáticos – normalmente pessoas que citam a bíblia ou partes dela sabendo encaixar bem os exemplos.Em seus discursos demonstram uma enorme força e magnestismo pessoal. Normalmente possuem revelações e contato com Jesus, Espírito Santo ou o próprio Deus Cristista (em Thelema, o Demiurgo ). Demonstram externamente padrões rígidos de moral e bom costumes. Um terno vai bem, obrigado, e de preferência, com a bíblia sempre à mão.

2 – A Figura do Salvador - a grande muleta, a salvação para tudo.Normalmente Jesus Cristo ou o Deus Atribuem a uma entidade a salvação, tirando do homem a capacidade de auto-redenção (“O Porque”, AL II, 28). Normalmente associam termos como amor, amizade, união, para atingir o kama-rupa ( love bombing ) e reforçar o discurso sentimentalista.

Cuidado! Não confunda sentimento com sentimentalismo: o primeiro é inerente a todo ser humano, as emoções, e deve ser vivenciado o segundo é a versão piegas do primeiro.

3 – Um inimigo – normalmente é usado o velho truque do Diabo como manobra. O pecado é usado nesses casos também. E alguns, de forma mais sutil, atribuem as igrejas rivais essa qualidade. São atacados também os ocultistas, religiões/filosofias alternativas, qualquer coisa de Nova Era e afins etc. As religiões afro-brasileiras são as preferidas.

Certa vez caiu nas minhas mãos um livro cristista falando sobre a corrupção do espírito humano. Na análise atribuíam a ação a uma entidade chamada Jezebel (4). No começo estava até interessante, parecia uma versão de Lilith, a representação de uma força feminina do plano de Malkuth responsável por desviar as pessoas da busca espiritual. Até chegar quase no meio do livro, na parte que explicava os reais motivos da entidade: destruir a instituição da Santa Madre Igreja! Ela tinha o objetivo de corromper padres, sacerdotes, ministros da igreja etc. via qualquer mulher próxima a eles. E uma das armas era questionar o poder dos homens no comando da instituição!!!!! Sem comentários.

4 – A Salvação – uma garantia pós-vida, o motivo pelo qual muitos abraçam uma religião. Essa premiação é usada como cabresto até mais do que a figura de um Salvador. Aqui vai um comentário de Therion no Livro da Lei :

“A festa para vida é no nascimento de uma criança e a festa para a morte, na morte de alguém. É da máxima importância tornar funerais uma ocasião alegre, de forma a treinar pessoas a encararem a morte de maneira certa.

O medo da morte é uma das grandes armas dos tiranos, como também o açoite deles e deturpa toda a nossa perspectiva do Universo”.

E para o thelemita? Qual a garantia?

“ Sim! Festejai! Regozijai! Não há pavor no além. Há a dissolução, e êxtase eterno nos beijos de Nu.” ( AL II, 44)

5 – Exclusivismo – a visão do grupo é certa, desqualificando as demais, chegando até as vias de punição, psicológica, por querer saber mais de outro.

Algumas técnicas de “afiliação” se valem de alterações psicológicas, num momento de fragilidade, muitas vezes via desgaste físico (jejum súbito por exemplo). De modo geral: via música ou um som ritmado, a pessoa é induzida a entrar em estado de alfa, onde o cérebro torna-se aberto a sugestões. Em seguida, torna-se o ambiente tenso, estimulando reações agressivas, normalmente pelo pregador falando alto e enfaticamente. A sugestão hipnótica acaba despertando emoções reprimidas, a catarse , manifestada em espasmos ou fala enrolada ( o “ falar em línguas” ). Nessa fase a pessoa está pronta para a sugestão(5) (normalmente se pede o dízimo nesta parte do culto). Aqui ocorrem algumas curas, mas o normal é durarem em torno de 4 dias, o tempo de duração de uma sugestão hipnótica.

O que impera nas religiões crististas é a repressão, principalmente a sexual. Os defeitos inerentes do ser humano são varridos para debaixo do tapete e um dos resultados é a hipocrisia que impera hoje. Os casos mais graves, e mais comuns, são daqueles que acreditam mesmo que estão fazendo algo de bom, “ forçando Rei contra Rei ”. Impondo o seu ponto de vista pessoal, a sua interpretação de livros sagrados, a outrem. Esses não são guiados pela ganância, mas pelos seus medos. Desacreditar alguém que se acha certo é muito difícil. Pior ainda, são aqueles que não desejam sair da pasmaceira e pensar por conta própria.

Os consultórios estão cheios de vitimas dessas repressões Aliás, quem dera se todas fossem a um se tratar.

Ordens/Seitas Místicas

Alguns elementos:

1 - Líder - um sorriso “sincero” e sempre presente (desconfie de quem não tem mau humor), um ar de “santidade”.

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=15836&grupo=248034&topico=2750262&pag=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.